1
– O bom líder tem
facilidade de comunicação e relacionamento com os colegas; sabe reconhecer as
conquistas alheias; CAPAZ DE APRENDER COM OS ERROS; prioriza a conduta pela colaboração, e não pela competição.
2
– a) Sempre elogiar quem merece ser elogiado.
b) O medo pode ser
abrandado pela comunicação aberta e direta entre as pessoas e grupos.
c) O trabalho em equipe,
grupo. A cooperação entre os empregados de uma empresa é fundamental para
desenvolver a confiança no ambiente de trabalho.
3
– Empresa Matriz à
a liderança é fragmentada e existe burocracia;
Empresa Descentralizada àcomunicação falha entre as unidades
individuais;
Empresa Empreendedora à ambiente de insegurança devido a
rotatividade de funcionários;
Empresa centrada nos
profissionais àos
sócios da empresa motivam os colaboradores e existe mais participação.
4
– A preferência é para as mídias eletrônicas, tais como os e-mails,
intranet ou sites; isso deve-se a rapidez com que as informações devem ser
transmitidas.
5
– Devem ter um objetivo bem definido e que os convocados para a reunião
estejam envolvidos. Definir os motivos da reunião. Anotar tudo o que foi
decidido.
6
– Habilidades gerenciais básicas: adequação dos valores pessoais aos da
empresa; disposição para longas jornadas; orgulho ao falar da empresa; forte
espírito de equipe; envolvimento com a tarefa; compromisso com a empresa.
7
– Oferecer TREINAMENTO e RECURSOS para o desenvolvimento de novas
habilidades; estimular a equipe à sugestão de melhorias para a própria
eficiência.
8
– Com incentivos financeiros, participação na empresa, se possível, e novos
treinamentos. É importante porque isso pode estimular a um maior envolvimento
dos funcionários, portanto, maior produtividade, e consequente lucro para a
empresa.
9
– Teoria X é uma tática gerencial que baseia-se na simples obediência às
ordens. Resumindo: o líder diz o que e como fazer, e a equipe cumpre a ordem,
arcando com as consequencias, em caso de falha.
10
– Teoria Y: defende que pessoas (com objetivos claros e definidos) que
assumem responsabilidades conseguem adquirir autodisciplina. Quanto mais
preparada uma equipe, mais chances de sucesso.
11
– Características admiradas num líder: COMPETÊNCIA, HONESTIDADE,
INTELIGÊNCIA, CORAGEM, TOLERÂNCIA, CARISMA, IMPARCIALIDADE, DETERMINAÇÃO.
12
– Qualidades de um líder: ENVOLVIMENTO, ESPÍRITO DE EQUIPE, ENTUSIASMO,
MOTIVAÇÃO, INICIATIVA, LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, ENERGIA.
Considerações sobre a aula cancelada do dia 29/10/14: as minhas aulas ocorrem nas terças as 19:30 e quartas as 21:00... nesta quarta não fui informado de que a profª Milene não viria. Mesmo assim, já estava de prontidão para uma possível "subida" de aula (lembrando que não sou obrigado a subir aulas, e faço isso, como quase sempre faço, por entender que uma turma não deve ficar esperando 1 hora e meia até a aula começar, e porque muitos de vocês tem a minha consideração e apreço) com um roteiro de aula pronto sobre uma atividade avaliada de G de P... A vice direção me deu a opção de liberar ou não a turma, e eu o fiz entendendo que existiu (e existe) essa falha na comunicação, pelo tempo não estar bom e PRINCIPALMENTE por apenas 3 alunos estarem na escola no momento em que me ligaram. Espero que entendam a situação. Estou sempre disponível para esclarecimentos ou dúvidas na escola.
O cronograma de apresentações dos planos segue conforme o combinado aulas passadas com cada grupo. Temos ainda uma tarefa de GP (gestao de pessoas), as apresentações dos planos e um trabalho referente aos questionários.
Atenciosamente Profº Ector
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