quarta-feira, outubro 29, 2014

Respostas - Guia "Como aprimorar a Gestão de Pessoas" e mais...

Respostas do último questionário:

1 – O bom líder tem facilidade de comunicação e relacionamento com os colegas; sabe reconhecer as conquistas alheias; CAPAZ DE APRENDER COM OS ERROS; prioriza a conduta  pela colaboração, e não pela competição.
            2 – a) Sempre elogiar quem merece ser elogiado.
                        b) O medo pode ser abrandado pela comunicação aberta e direta entre as pessoas e grupos.
                        c) O trabalho em equipe, grupo. A cooperação entre os empregados de uma empresa é fundamental para desenvolver a confiança no ambiente de trabalho.
            3 – Empresa Matriz à a liderança é fragmentada e existe burocracia;
                        Empresa Descentralizada àcomunicação falha entre as unidades individuais;
                        Empresa Empreendedora à ambiente de insegurança devido a rotatividade de funcionários;
                        Empresa centrada nos profissionais àos sócios da empresa motivam os colaboradores e existe mais participação.
            4 – A preferência é para as mídias eletrônicas, tais como os e-mails, intranet ou sites; isso deve-se a rapidez com que as informações devem ser transmitidas.
            5 – Devem ter um objetivo bem definido e que os convocados para a reunião estejam envolvidos. Definir os motivos da reunião. Anotar tudo o que foi decidido.
            6 – Habilidades gerenciais básicas: adequação dos valores pessoais aos da empresa; disposição para longas jornadas; orgulho ao falar da empresa; forte espírito de equipe; envolvimento com a tarefa; compromisso com a empresa.
            7 – Oferecer TREINAMENTO e RECURSOS para o desenvolvimento de novas habilidades; estimular a equipe à sugestão de melhorias para a própria eficiência.
            8 – Com incentivos financeiros, participação na empresa, se possível, e novos treinamentos. É importante porque isso pode estimular a um maior envolvimento dos funcionários, portanto, maior produtividade, e consequente lucro para a empresa.
            9 – Teoria X é uma tática gerencial que baseia-se na simples obediência às ordens. Resumindo: o líder diz o que e como fazer, e a equipe cumpre a ordem, arcando com as consequencias, em caso de falha.
            10 – Teoria Y: defende que pessoas (com objetivos claros e definidos) que assumem responsabilidades conseguem adquirir autodisciplina. Quanto mais preparada uma equipe, mais chances de sucesso.
            11 – Características admiradas num líder: COMPETÊNCIA, HONESTIDADE, INTELIGÊNCIA, CORAGEM, TOLERÂNCIA, CARISMA, IMPARCIALIDADE, DETERMINAÇÃO.

            12 – Qualidades de um líder: ENVOLVIMENTO, ESPÍRITO DE EQUIPE, ENTUSIASMO, MOTIVAÇÃO, INICIATIVA, LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, ENERGIA.



Considerações sobre a aula cancelada do dia 29/10/14: as minhas aulas ocorrem nas terças as 19:30 e quartas as 21:00... nesta quarta não fui informado de que a profª Milene não viria. Mesmo assim, já estava de prontidão para uma possível "subida" de aula (lembrando que não sou obrigado a subir aulas, e faço isso, como quase sempre faço, por entender que uma turma não deve ficar esperando 1 hora e meia até a aula começar, e porque muitos de vocês tem a minha consideração e apreço) com um roteiro de aula pronto sobre uma atividade avaliada de G de P... A vice direção me deu a opção de liberar ou não a turma, e eu o fiz entendendo que existiu (e existe) essa falha na comunicação, pelo tempo não estar bom e PRINCIPALMENTE por apenas 3 alunos estarem na escola no momento em que me ligaram. Espero que entendam a situação. Estou sempre disponível para esclarecimentos ou dúvidas na escola.

O cronograma de apresentações dos planos segue conforme o combinado aulas passadas com cada grupo. Temos ainda uma tarefa de GP (gestao de pessoas), as apresentações dos planos e um trabalho referente aos questionários.

Atenciosamente Profº Ector

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